boas-vindas!

seja bem-vindo ao nosso blog!
agradecemos o seu interesse sobre a geografia do 8° ano!

terça-feira, 12 de julho de 2011

as transnacionais

             A GLOBALIZAÇÃO DO CAPITAL E DA PRODUÇÃO PERMITIU EXPANDIR E CONSOLIDAR A INFLUÊNCIA DO PODER DAS EMPRESAS TRANSNACIONAIS NA ECONOMIA GLOBAL


As transnacionais correspondem às corporações industriais, comerciais e de prestação de serviços que atuam em distintos territórios dispersos no mundo, nesse caso ultrapassam os limites territoriais dos países de origem das empresas.

Grande parte das empresas transnacionais é oriunda de países industrializados e desenvolvidos que detém um grande capital acumulado, o excedente, nesse caso, é direcionado para países em todos os continentes.

Os investimentos dessas empresas são altíssimos, uma vez que a matriz emite os recursos para as filiais localizadas em muitos países pobres. Nesses países as transnacionais exercem funções importantes como acelerar o desenvolvimento industrial, além de gerar postos de trabalho.

No entanto, essas empresas não têm objetivo social no momento em que se instalam em um determinado país, pelo contrário, para sua instalação acontecer o governo oferece uma série de benefícios e incentivos, tais como isenção parcial ou total de tributos, até mesmo dos lucros, esses países se submetem a essas exigências a fim de atrair novos investimentos estrangeiros e também garantir a permanência das empresas.

As transnacionais estão ligadas à globalização da produção, na qual um único produto pode ter várias origens, isso por que os seus componentes têm origens distintas e são montados em uma determinada localidade do mundo. Esse fluxo produtivo visa unicamente verticalizar os lucros, diminuindo os custos, consolidando-se no mercado como empresas competitivas que buscam alcançar grandes parcelas do mercado internacional.

Há pouco tempo essas empresas eram denominadas de multinacionais, porém, gradativamente esse termo não mais está sendo usado, uma vez que a expressão emite uma idéia de uma empresa que possui diversas nacionalidades. Dessa forma, empresas com essas características recebem o nome de transnacionais, possuem sede em um país e desempenham atividades em diversos outros.

Atualmente, existem em funcionamento cerca de 40 mil empresas transnacionais, muitas originadas de países desenvolvidos, porém, existem ainda corporações oriundas da Coréia, Índia, México e Brasil.

As transnacionais exercem influência que transcende a economia, pois interfere em governos e nas relações entre países.
Essas empresas surgiram efetivamente a partir da Segunda Guerra Mundial, quando empresas de países ricos migraram suas atividades para lugares espalhados pelo mundo. 

                          TRANSNACIONAIS: CONCORRÊNCIA E PARCERIA




     UMA DAS CARACTERÍSTICAS ATUAIS DO PROCESSO DE TRANSNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS É A CONCORRÊNCIA E , AO MESMO TEMPO, A COOPERAÇÃO ENTRE ELAS, POR MEIO DA FORMAÇÃO DE TRUSTES, HOLDINGS E CARTÉIS.




   TRUSTES: FUSÃO E INCORPORAÇÃO DE EMPRESAS PARA DOMINAR DETERMINADA OFERTA DE PRODUTOS OU SERVIÇOS. EX: O GRUPO TIME-WARNER, GIGANTE DA ÁREA DE COMUNICAÇÃO.


  HOLDINGS:  EMPRESA CRIADA PARA ADMINISTRAR DIVERSAS EMPRESAS. A HOLDING POSSUI A MAIORIA DAS AÇOES DAS EMPRESAS DO GRUPO. EX: AS GRANDES CORPORAÇÕES JAPONESAS, COMO A MITSUBISHI E MITSUI.


  CARTEL: ASSOCIAÇÃO OU COMBINAÇÃO ENTRE EMPRESAS, EM GERAL DE UM MESMO SEGMENTO, PARA GARANTIR O CONTROLE DA PRODUÇÃO DOS PREÇOS. CADA EMPRESA CONSERVA SUA ADMINISTRAÇAO INDEPENDENTE. EX: A ORGANIZAÇÃO DOS PAÍSES EXPORTADORES DE PETROLEO(OPEP), FORMADA PARA DEFINIR O PREÇO DO ÓLEO NO MERCADO MUNDIAL.








   
     

Regionalização pelo nível de desenvolvimento ²

                      Países subdesenvolvidos


O que são países subdesenvolvidos?
País subdesenvolvido, país menos avançado ou país menos desenvolvido (LDCs sigla em inglês para Least Developed Countries) são países que, de acordo com asOrganização das Nações Unidas, apresentam os mais baixos indicadores de desenvolvimento socioeconômico e humano entre todos os países do mundo.Um país é classificado como um país menos desenvolvido se preencher três critérios com base em:
 Baixa renda (média trienal do PIB per capitade menos de US$ 750, que deve ultrapassa
 US$ 900 para sair da lista)


 Fraqueza em recursos humanos (com base em indicadores de nutrição, saúde, educação
 e da alfabetização de adultos)


 Vulnerabilidade econômica (com base na instabilidade da produção agrícola, a instabilidade das exportações de bens e serviços, a importância econômica das actividades não tradicionais, exportar mercadoria concentração, e desvantagens económicas, bem como a percentagem de população deslocada por desastres naturais)


Qualidade de vida


  A qualidade de vida é muito ruim,as pessoas são poco valorizadas,veja algumas
características:


Alta taxa de analfabetismo;
Concentração de renda;
Governantes corruptos;
Alta taxa de mortalidade infantil;
Baixa expectativa de vida;
Baixo IDH(Indice de desenvolvimento humano);
Dívida externa
Alto indice de criminalidade;

Dependencia tecnologica de países ricos.





Tecnologia
 Países subdesenvolvidos possui pouca dominção tecnológica,e precisam da ajuda de países desenvolvidos
isso é chamado de :


Dependência econômica e tecnológica: isso é resultado da forte influência exercida pelas empresas multinacionais que são os principais centros produtivos nos países subdesenvolvidos, exemplo disso são as indústrias automobilísticas que são quase na totalidade estrangeira, em suma as economias dos países em questão dependem dos capitais internacionais. Essa realidade é negativa para os países menos desenvolvidos economicamente, pois as empresas transnacionais sempre vão buscar atender seus interesses e não dos países em que estão instaladas suas filiais, além disso, o resultado de suas atividades, o lucro, não permanece no país, pois migra para a nação sede, no qual eleva cada vez mais sua economia. 








sábado, 9 de julho de 2011

Tabela do IDH 2011

Tabela do Indice de Desenvolvimento Humano de 2011

Considerações sobre o conceito do Indice de Desenvolvimento Humano

Relaciona apenas a expansão de escolaridade, da saúde, da expectativa de vida e ao aumento de renda    per capita.
Não foi, porém, por negligência ou por serem menos importantes para o desenvolvimento humano que esses itens ficam fora da avaliação do IDH, mas pela dificuldade de medi-los adequadamente.
E para isso acontecer tem que ser feito , além de transformações econômicas, mudanças sociais contínuas e profundas.

O Indice de Desenvolvimento Humanodo dos Países desenvolvidos e Países Subdesenvolvidos

Podemos ver que na maioria dos paises desenvolvidosesta no Hemisfério Norte.
Nesse grupo a expectativa de vida ultrapassa os 75 anos de idade;as taxas de analfabetismo são baixas, , alguns paíseschegam a ter de 95% de sua população adulta alfabetizada.Na Noruega, por exemplo, não há analfabetos.
Já nos países subdesenvolvidos se encontram no Hemisfério Sul, principalmente na África.
Nesse grupo de países a expectativa de vida e muito baixa.Quem nasce en Serra Leoae em Burguina Fasso, por exemplo, pois eles podem ir somente aos 40 anos de idade.

IDH - Indice de Desenvolvimento Humano.

O Indice de Desenvolvimento Humano avalia os seguintes itens:
PIB renda per capita, escolaridade, expectativa de vida, analfabetização.
O Indice de Desenvolvimento Humano varia de 0 a 1.Quanto mais próximo de 1 é o índice, maior o desenvolvimento do país.Há três níveis de classificação:
  • alto desenvolvimento humano - maior que 0,800.
  • médio desenvolvimento humano - entre 0,500 e 0,799.
  • baixo desenvolvimento humano - abaixo de 0,500.





sexta-feira, 8 de julho de 2011

Regionalização pelo nível de desenvolvimento

                           Países desenvolvidos



 O que são países desenvolvidos?

  Quando nos referimos a países desenvolvidos falamos sobre países que conseguiram um alto índice de industrialização, e que desfrutam de um alto padrão de vida, possível graças à riqueza e à tecnologia, esta tem um papel fundamental no nível de desenvolvimento de determinado país.


  A população dos países desenvolvidos, correspondem a cerca de 20 porcento da população do planeta, detém uma renda a nada menos  que 86 porcento do PIB mundial.

Consumismo


 Como o objetivo do país desenvolvido é acumular riquezas, a venda e consumo de mercadorias aumentou
bastante.O consumismo é incentivado principalmente pela publicidade.

 Consumismo é o ato de consumir produtos e/ou serviços, indiscriminadamente, sem noção de que podem ser nocivos ou prejudiciais para a nossa saúde ou para o ambiente. Há várias discussões a respeito do tema, entre elas o tipo de influência que as empresas, por meio da propaganda e da publicidade, bem como a cultura industrial, por meio da TV e do cinema, exercem nas pessoas. Muitos alegam que elas induzem ao consumo desnecessário, sendo este um fruto do capitalismo e um fenômeno da sociedade de agora.




Qualidade de vida

 Nos países desenvolvidos , a parcela da população pobre é reduzida.A maioria parte da população pertence a classe média e tem elevado padrão de vida e de consumo.De modo geral, a população tem elevado grau de escolaridade nos países desenvolvidos.


 Os altos impostos cobrados nesses países são investidos na construção e manutenção dos hospitais,escolas,estradas,habitações,transporte coletivo,segurança, entre outros benefícios sociais.

Dominação tecnológica














segunda-feira, 4 de julho de 2011


Óla, que bom que você está visitando nosso blog!Temos uma música
 pra mostrar,se chama ''Globalização'' da banda tribo de jah.
 CLIQUE AQUI  e veja a música


 UMA PARTE DA MÚSICA:

''Globalização é a nova onda
O império do capital em ação
Fazendo sua rotineira rondaNo gueto não há nada de novo
Além do sufoco que nunca é pouco
Além do medo e do desemprego, da violência e da impaciência
De quem partiu para o desespero numa ida sem volta
Além da revolta de quem vive as voltas
Com a exploração e a humilhação de um sistema impiedoso
Nada de novo
Além da pobreza e da tristeza de quem se sente traído e esquecido
Ao ver os filhos subnutridos sem educação
Crescendo ao lado de esgotos, banidos a contragosto pela sociedade
Declarados bandidos sem identidade
Que serão reprimidos em sumária execução
sem nenhuma apelação[...]''